DICIONÁRIO OLFATIVO

Quando você pesquisa sobre um perfume todas as palavras parecem muito estranhas para você? Então você chegou no lugar certo! Preparamos um pequeno guia explicativo para você conhecer e entender um pouquinho mais do universo da perfumaria. 

TERMOS UTILIZADOS NA PERFUMARIA: 

Acordes: Como cada unidade da fragrância é chamada de nota olfativa, quando o agrupamento de notas olfativas da mesma categoria é feito, ele recebe o nome de acorde.

Classificações olfativas: Perfumes que têm características semelhantes podem receber uma mesma classificação olfativa. Porém, a forma como o perfumista vai explorar as notas é o que vai fazer diferença na fragrância. Dois perfumes podem ter a mesma classificação de família olfativa, mas serem completamente diferentes.

Evolução: A evolução de um perfume na pele refere-se, ao trabalhar das notas da pirâmide olfativa ao passar dos minutos. As notas de topo geralmente são sentidas junto com o todo entre 5 e 15 minutos após aplicação do perfume, após esse período, as notas de corpo ganham destaque junto ao fundo de 2 a 4 horas após aplicação, depois deste período, ficam na pele  as notas de fundo, que por serem mais densas e menos voláteis, podem ser sentidas de 4 até 8 horas após a aplicação.

Fixação: A fixação é a duração da fragrância, ou seja, o tempo em que ela pode ser sentida na pele após a aplicação. A maioria das pessoas acredita que existe um "fator fixador", um ingrediente específico que faz a fragrância fixar na pele. Porém, a fixação depende principalmente da composição olfativa utilizada na fragrância. Perfumes com notas de base mais densas e predominantes tendem a fixar por mais tempo.

Lasting: O lasting é um termo em inglês usado na perfumaria que significa o tempo em que a fragrância permanece na pele, o tempo em que a fragrância consegue se “arrastar”. Logo, quando um perfume fixa muito bem na pele, dizemos que ele tem um longo lasting.

Layering: É uma técnica da perfumaria que sobrepõe fragrâncias distintas na pele, criando camadas de perfume.

Notas olfativas: As notas olfativas são unidades olfativas com odor e características unicas. Usualmente são divididas em notas de topo, notas de corpo e notas de fundo. As diferentes combinações das notas é que vão dar personalidade e determinar a projeção e fixação do perfume, bem como classificar a fragrância como amadeirada ou floral por exemplo. 

Projeção: Projeção refere-se ao quanto uma fragrância pode ser projetada, exalada e sentida pelas pessoas. Assim, os perfumes podem ter níveis mais altos ou mais baixos de projeção, dependendo dos ingredientes e concentrações que são usadas.

Pirâmide olfativa: Diz respeito à estrutura da fragrância, a construção das principais notas olfativas usadas no perfume. A estrutura da pirâmide é dividida entre notas de topo ou saída, notas de meio, coração, ou corpo e notas de fundo, ou notas de base. 

Sillage: De origem francesa, a silagem é um rastro deixado por um barco na água enquanto ele divide as ondas. Da mesma forma, no perfume, é o rastro deixado no ar quando alguém passa por um ambiente.

 

CARACTERÍSTICAS OLFATIVAS: 

Ambarado: Âmbar de perfumaria é um acorde, formado pela combinação de resina extraída de árvore e baunilha. É um perfume de característica oriental, seus traços são quentes, lembrando mel ou benjoim, trazendo sensação de calor e solidez.

Amadeirado: As notas amadeiradas são compostas pelas fragrâncias das madeiras ou outros ingredientes que lembram o perfume da madeira. É o caso de cascas de árvores, folhas, raízes, musgos e resinas. Por isso, uma fragrância amadeirada pode trazer diferentes acordes, horas mais secos, terrosos, doces ou até aveludados.

Animálico: As notas animálicas são derivadas dos animais, como o almíscar, civete, âmbar gris, castóreo, entre outros. Estas notas utilizadas na medida certa conferem sensualidade e profundidade para as fragrâncias. 

Atalcado: Refere-se assim quando um perfume possui cheiro seco, que remeta a talco.

Aquático: As fragrâncias aquáticas são frescas e leves. São cheiros relacionados a água marinha, salgada ou ozônica, como algas, madeiras aquáticas, frutas aquosas, flores aquosas, entre outros elementos aquosos.

Almiscarado: Originalmente derivado das glândulas do cervo almiscarado, o almíscar é utilizado para aumentar a duração das fragrâncias, adicionando um perfume quente, sensual, suave e doce nos perfumes mais elegantes. Esta nota olfativa é classificada como um odor animálico. 

Alcóolico: Alcóolico ou Boozy, é o perfume que apresenta notas baseadas em bebidas alcoólicas, como vinho, rum, vodka, e conhaque, por exemplo. 

Amendoado: Um cheiro amendoado, como o próprio nome diz, é derivados das amêndoas e castanhas. Estas notas geralmente são utilizadas para conferir cremosidade ao perfume.

Cítrico: Os perfumes cítricos, possuem aromas que lembram o cheiro das frutas e cascas cítricas, como o limão, laranja, mandarina, tangerina, entre outros. Seu aroma é levemente adocicado e de fácil identificação, proporcionando uma sensação de frescor. Como as notas cítricas são mais leves e voláteis, geralmente vêm acompanhadas de notas mais densas e pesadas para aumentar a fixação e lasting da fragrância.

Chipre: São perfumes amadeirados e lenhosos combinados com notas cítricas. A parte cítrica da fragrância geralmente da propulsão para as notas amadeiradas se expandirem, enquanto a fração amadeirada aumenta o lasting e fixação do perfume. Uma combinação chipre muito utilizada nos perfumes é a bergamota com cedro ou musgo de carvalho.   

Especiado: Essa família é formada por uma ampla gama de especiarias, como a baunilha, o âmbar, canela, cravo, incenso, gengibre, noz moscada, pimenta, cúrcuma, cominho, cardamomo, entre outras especiarias que conferem calor, sensualidade e picância aos perfumes.

Especiado quente: São perfumes que utilizam as notas mais quentes das especiarias, geralmente unidas a notas amadeiradas e animálicas, o que forma um perfume intenso e envolvente.

Especiado fresco: São perfumes que utilizam notas especiadas, como a pimenta rosa e gengibre, junto a notas frescas e aquáticas. 

Esfumaçado: São perfumes que remetem a odor queimado, produzido por notas como vetiver, tabaco, incenso, madeira guaiac ou couro.

Oriental: As fragrâncias orientais possuem notas que fazem lembrar os odores do Oriente, como as resinas adocicadas, os bálsamos da Arábia e as especiarias da Índia. Nesta família temos notas como o âmbar, almíscar, canela, cravo e incenso associados ao sândalo e à baunilha que evocam calor e intensidade para o perfume.

Picante: São fragrâncias que ao serem sentidas dão uma certa "ardência" ao olfato. Essa sensação geralmente é causada por notas especiadas picantes como a pimenta rosa, gengibre e noz-moscada. 

Floral: Esta família olfativa é formada pelas mais diversas flores, como jasmim, lírio e rosas. São perfumes que costumam ser suaves e ter um cheiro delicado. Cada perfume se assemelha a um “buquê” único, composto por um conjunto de notas que realçam e amplificam características olfativas específicas.

Floral Aquático: Para esta denominação geralmente são utilizadas notas de flores mais aquosas e frescas junto com outras notas olfativas aquáticas e refrescantes. Esta classificação de perfumes é perfeita para os dias quentes de verão. 

Floral Fresco ou Cítrus Floral: Um perfume que tenha esta classificação usualmente mescla notas florais leves e frescas como a lavanda e a flor de laranjeira, junto a frutas cítricas como a toranja e bergamota, formando um perfume leve e fresco, ideal para dias quentes. 

Floral Frutado: A combinação floral unida aos acordes frutais doces e suculentos, proporcionam a esta família olfativa fragrâncias mais adocidadas e leves. Uma combinação que imprime esta categoria, são as notas da flor de laranjeira unidas ao pêssego ou o as notas de rosas com pera e lichia, por exemplo. 

Floral Oriental: As fragrâncias pertencentes a esta classificação, usualmente mesclam as notas florais como o jasmim e rosas, com notas orientais como o sândalo e a canela para dar mais calor e fixação a fragrância. Geralmente são perfumes envolventes com um toque de sensualidade.  

Floral Amadeirado: Esta classificação é mais usualmente encontrada em perfumes masculinos. Neste caso os acordes florais mais leves e frescos são mesclados aos amadeirados, dando mais refrescância a composição. Uma junção que exemplifica essa classificação é a a flor de lavanda junto ao vetiver. 

Frutal: Os perfumes frutais levam as notas mais doces, suculentas e frescas das frutas. Nesta classificação encontramos frutas como a lichia, pêssego, pera, maçã, entre outras.

Frutal Aquático: Esta denominação é utilizada quando as notas frutais são mais leves, frescas e aquáticas, como é o caso do melão e a melancia.

Frutal Cítrco: Esta família olfativa concentra frutos cítricos como o limão, laranja, mandarina, limão siciliano, toranja e bergamota. 

Frutal Oriental: Esta classificação olfativa, contempla as notas suculentas das frutas, geralmnete mais adocicadas, junto as notas orientais quentes e especiadas. Podemos esperar desta família perfumes docinhos e quentes, um exemplo desta união é a composição de mandarina com canela, ou lichia com noz-moscada. 

Frutal Gourmand: São fragrâncias que deixam a boca salivando! Essa classificação une notas frutais como a ameixa e o abacaxi, com notas que remetem a comida como o caramelo e o mel.  

Fougére: Refere-se a fougère, uma construção olfativa que leva notas frescas de saída como a bergamota, evolui para um corpo floral geralmente composto por lavanda e gerânio que funde-se com as notas de base, marcadas por acordes mais quentes de madeiras, musgos e almíscar, finalizando assim uma fragrância e envolvente e deliciosa.

Gourmand: Sabe aquela fragrância que quando você sente da "água na boca"? Não tem jeito melhor de exemplificar esta família olfativa. São acordes suculentos, geralmente doces que lembram comidas como caramelo, vanila, mel, marshmallow, pralinê e chcocolate. 

Herbal ou Herbal Aromático: São notas derivadas de ervas aromáticas, como a lavanda, o manjericão, hortelã e folhas verdes de chás e temperos.

Verde: Estes acordes são derivados dos aromas das ervas verdes, trazendo um aspecto refrescante, mais “amargo” e natural para as fragrâncias.